Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2016

Mudando De Assunto: Falando Da Minha Serie Favorita

Pra quem não sabe eu AMO a serie Doctor Who.
Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC. Nela acompanhamos as aventuras de um misterioso viajante do tempo conhecido apenas como “O Doutor” (“The Doctor” ) que viaja na sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS, cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine da polícia londrina dos anos 60. Juntamente com os seus companheiros, ele explora o espaço e o tempo, por vezes corrigindo os males e resolvendo problemas que encontra.
Vou falar sobre minha acompanhante do Doutor favorita,Rose Tyler
(Aviso: Contem Spoilers das quatro primeiras temporadas)
Rose Tyler e uma londrina de 19 anos que trabalha em uma loja de roupas,vive com sua mãe Jackie (seu pai morreu atropelado quando ela tinha 6 meses) e namora seu vizinho mecânico.
Rose conhece o Doutor na loja onde trabalha quando se vê atacada por manequins controlados pela espécie alienígena conhecida como Consciência Nestene. Nos diversos encontros de Rose com o Doctor no primeiro episódio, ela o questiona incessantemente, desejando saber quem é aquele homem estranho que surgiu do nada segurando sua mão e gritando para ela correr, e quando o Doutor se recusa a dar maiores informações, Rose toma as rédeas e procura informações por conta própria. Essa é uma das características que eu mais admiro na Rose: ela não é uma vítima, ela corre atrás, ela procura, ela se defende e ela tenta proteger os mais fracos – tanto que no final da segunda temporada, o Doctor a chama de Defensora da Terra, e nenhum título poderia ser mais apropriado. São essas características que vemos primeiramente no final do episódio 1×01, quando o Doutor é capturado e Rose – a garota sem estudo, sem trabalho e sem futuro – salva a Terra de uma invasão de manequins assassinos. Tendo visto sua coragem e sua determinação, o Doutor a convida para viajar pelo Universo com ele, e apesar de recusar a princípio quando ele diz que a TARDIS é também uma máquina do tempo, Rose deixa todas as suas dúvidas de lado e corre para dentro da cabine azul para o lado daquele homem estranho em quem ela não pode deixar de confiar.
A partir dai todo dia e uma nova aventura,em um planeta diferente,em um tempo diferente.Com o Doutor, Rose vê a destruição da Terra, conhece Charles Dickens, salva a Terra de uma invasão alienígena, traz seu pai de volta à vida por algumas horas, e até mesmo consegue instituir em um Dalek – espécie desprovida de sentimentos –  um pouco de humanidade. Ao levá-la consigo e mostrar a ela como ele vive, o Doutor mostrou à Rose que cada pessoa, por mais insignificante que acredite ser, pode fazer a diferença. E se o Doutor fez a diferença na vida dela, ela também teve um grande papel para que ele se tornasse o homem que é hoje.

Nascido da guerra (Senhores Do Tempo se regeneram – quando estão prestes a morrer, suas células se modificam e uma nova pessoa “nasce”), sendo o último sobrevivente de sua espécie e diretamente responsável por seu extermínio a nona encarnação do Doutor é cheia de raiva, culpa e tristeza reprimidas e é esse homem que Rose conhece e por quem se apaixona. Mas longe de se submeter a ele e seus caprichos, Rose o confronta quando acredita que ele está sendo injusto, fala o que ele precisa ouvir e igualmente importante, está a seu lado o tempo todo. O Doutor também acaba se apaixonando pela jovem garota cheia de humanidade à qual ele é incapaz de negar qualquer coisa. Sempre mantendo sua confiança nele (talvez com uma exceção), Rose o torna uma pessoa melhor e no final da primeira temporada quando ele se vê em uma situação sem saída, ele a manda de volta para a Terra, para onde ela possa ficar segura, pedindo para que ela “tenha uma vida fantástica” por ele. Mas como já foi dito, Rose Tyler é qualquer coisa antes de ser uma vítima e sendo assim, ela descobre uma maneira (absorção do Vortex do Tempo) de voar na TARDIS de volta para o futuro onde o Doutor se encontra e salvar a Terra – e o Doutor – novamente. Mas a absorção do Vortex vai acabar matando Rose e isso é algo com o qual o Doutor não pode viver. Beijando-a pela primeira vez, o Doutor absorve para si o Vortex do Tempo, salvando Rose mas se sacrificando no processo. Como ele é um Time Lord, ele se regenera e é então que temos a entrada de David Tennant no papel de um Doutor mais humano, pelo qual a Rose se encanta ainda mais.






Na segunda temporada, temos muito mais momentos cruciais entre Rose e o Doutor começando com a regeneração que ela vê em primeira mão, passando por diversas aventuras com lobisomens, o diabo e Cybermen em um universo paralelo. Os sentimentos de Rose aumentam e seu ciúme é testado quando o Doutor encontra Sarah Jane Smith – uma antiga companheira de viagens. Rose o confronta, perguntando se o destino de Sarah Jane (que foi abandonada pelo Doutor) é o mesmo reservado à ela, e ele diz que não, não com ela.
(Dialogo entre o Doutor e Rose)
Doutor: Eu não envelheço.Eu regenero. Mas os seres humanos morrem. Vocês murcham ate morrer.Imagine assistir isso acontecer a alguém que você …
Rose: O que, doutor?
Doutor: Você pode passar o resto da sua vida comigo. Mas eu não posso passar o resto da minha com você. Eu tenho que viver sozinho.Essa é a maldição dos Senhores do Tempo
Mas nem tudo são flores, e no final da segunda temporada o Doutor tem que fazer mais uma de suas decisões extremamente difíceis: para salvar a Terra de um ataque conjunto dos Cybermen e Daleks, ele precisa enviar Rose e sua família para um universo paralelo e fechar a comunicação entre os dois universos – o que ele fica e o que ela vai. Rose obviamente se recusa a ir, dizendo que havia prometido ficar com ele para sempre, mas o Doutor com uma tristeza profunda e a determinação de mantê-la viva, não a deixa ter uma chance. Quando ela se vê presa no universo paralelo, meu pobre coração desmoronou: Rose não poderia ir assim tão fácil, simplesmente aceitar ser teletransportada para um universo paralelo onde ela ficaria longe do Doutor para sempre. E minha menina não me decepcionou: contra tudo e contra todos, ela volta para ajudar o Doutor, mesmo sabendo que isso pode muito bem significar sua morte. E por um momento é quase isso realmente que acontece, mas ela é teletransportada para o universo paralelo no último segundo



Em um dos raros momentos românticos da série, o Doctor aparece como uma visão para Rose no universo paralelo, dizendo que está “queimando um sol apenas para dizer adeus” e explicando que eles nunca mais poderão se ver. Eu não sou de chorar, especialmente quando se trata de filmes e TV, mas Doomsday me fez chorar muito,quase inundei minha casa de lagrimas.



Ao terminar, ao ver que minha Rose não estaria presente na terceira temporada, um desespero tomou conta de mim e inconformada, incapaz de aceitar o destino da minha personagem preferida, eu fiz o que ninguém nunca deve fazer: procurei spoilers e não me decepcionei.Apesar de não ter entendido exatamente o que estava para acontecer, uma coisa era certa: Rose Tyler voltaria!
(Ultimo dialogo entre Rose e Doutor na 2 temporada)
Rose: Eu te amo!
Doutor: Eu sei que ama.E eu suponho … que é a minha última chance de dizer isso…Rose Tyler…
(O Doutor não teve tempo de terminar a frase)
Mas Rose Tyler volta!Nós vemos Rose novamente na quarta temporada, sempre procurando por seu Doutor, e dessa vez basicamente assumindo o papel dele: fazendo as pessoas – mais especificamente Donna Noble, a nova companheira do Doctor – acreditarem em si mesmas, no seu potencial, mostrando a elas que cada ser humano é extremamente importante para o curso da história, por mais insignificante que ele presuma ser. Mas se tem uma coisa que a gente aprende logo no começo com Doctor Who é que as coisas nunca, mas nunca são fáceis para ele. No ápice de seu reencontro com Rose, ele é atingido por um Dalek o que faz com que ele precise se regenerar. Sem entrar em muitos detalhes (spoilers são interessantes, mas vocês precisam assistir à série pra entender) ele consegue se curar sem precisar trocar de corpo, e por causa de um acidente com Donna dentro da TARDIS, um novo Doctor é criado – parte Senhor Do Tempo, parte Donna.
(Reencontro entre o Doutor e Rose)
A Terra é salva e o Doutor de verdade leva Rose de volta ao universo paralelo. Ela não entende o motivo dele estar a abandonando até que ele explica: o Doutor novo – nascido de sangue, de guerra – não pode ficar na Terra. Ele precisa que Rose cuide dele, que o transforme em um homem melhor assim como ela transformou o próprio Doutor. E é assim que termina a história de Rose Tyler – pelo menos por enquanto – em Doctor Who: de mãos dadas com o Doutor que não é realmente o Doctor mas que pode envelhecer com ela, amá-la sem receios e dar a ela tudo que o verdadeiro Doutor não podia.




David Tennant deu adeus à seu papel de Doutor pouco tempo depois, dando lugar à Matt Smith. Embora Matt não seja tão querido como o 10th Doutor,ele faz um ótimo trabalho,eu realmente AMEI o 11th Doutore a série não perdeu em qualidade.Há diversos novos personagens igualmente encantadores,mas a ausência de Rose é sentida a cada final de episódio: ela sempre fará falta com seu sorriso contagiante, sua coragem, lealdade, bondade e determinação. Mas eu gosto de pensar que o sacrifício do Doutor verdadeiro em deixá-la no universo paralelo para ter “a aventura que eu nunca poderei viver” serviu para alguma coisa, e que Rose ainda está lá, fazendo o que sempre fez melhor: defendendo a Terra ao lado do seu Doutor!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa parte do texto não pertence a mim,credito para a autora original

Sem comentários:

Enviar um comentário